OBSERVAÇÕES:
PREPARO: Este exame deve ser feito pela manhã ao despertar. Não deve ser usado nenhum medicamento perianal nem feita a higiene ou limpeza local antes da coleta.
MATERIAL: Tubo grande contendo tubo pequeno com fita adesiva e lâmina (fornecidos pelo laboratório).
COLETA:
Realizamos mais de 1.000 diferentes tipos de exames internamente e em parceria com os melhores laboratórios de apoio do Brasil.
Não, mas convém tomá-la com moderação.
Normalmente não. Causa apenas um leve incômodo, pois o procedimento dura poucos segundos, mas isso depende da sensibilidade e do acesso venoso de cada paciente, da destreza do coletador e da qualidade da agulha utilizada. O laboratório usa materiais da mais alta qualidade e conta com coletadores experientes e qualificados.
A menstruação pode interferir em alguns exames de urina. Se necessário realizar coleta de urina no período menstrual deve-se tomar dois cuidados especiais: higienizar rigorosamente o local na hora da coleta e usar tampão vaginal (ex.: OB) para o sangue menstrual não se misturar à urina. Em exames de sangue geralmente a menstruação não altera os resultados, porém diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é recomendado informar o médico em que período do ciclo menstrual o seu exame foi realizado.
Para a maioria das mulheres, dez dias após a relação em que ocorreu a fecundação já é suficiente para positivar o resultado de gravidez a partir de amostra de sangue (Beta-HCG). O laboratório usa os métodos mais sensíveis disponíveis para detecção de Beta-HCG específico para gravidez.
Sim, principalmente nos exames de Triglicerídeos e Glicose os alimentos consumidos nos dias precedentes à coleta de sangue podem interferir nos resultados. Para realizar exames de Triglicerídeos você deve manter a sua dieta usual nos 5 dias que antecedem o exame. Dieta usual é alimentar-se como de costume.
Sim, podem interferir em diversos exames.
Medicamentos podem interferir em exames de laboratório, a exemplo do Ácido Acetilsalicílico, presente em vários analgésicos e antitérmicos (AAS, Aspirina, Cibalena, Doloxene-A, Doril, Engov, Melhoral, Somalgin, entre outros) que interfere em testes de coagulação do sangue, agindo como antiagregante das plaquetas, podendo também gerar hematoma na coleta.
O uso de qualquer medicamento deve sempre ser informado ao laboratório. A suspensão de qualquer medicamento só pode ser feita pelo médico. Quando não for possível suspender a medicação isso deverá ser considerado na interpretação clínica dos resultados dos exames.
Bebidas alcoólicas causam interferência principalmente em exames de Triglicerídeos, mas também de Colesterol, Gama Glutamil Transferase, entre outros. Por isso, não se deve consumir bebida alcoólica nos três dias antecedentes à realização de exames.
Fumar compromete exames de Agregação Plaquetária e de Curva Glicêmica. Não fume no dia da coleta de seus exames.Sim, podem interferir em diversos exames.
Sim, podem interferir em alguns exames, principalmente nos de Glicemia, mas também em dosagens de fator VIII de Coagulação, CPK, LDH, Triglicerídeos, Microalbuminúria, entre outros. Para estes exames é imprescindível que você não tenha sido submetido a nenhum tipo de esforço físico no dia do exame.
O eventual surgimento de um hematoma (pequeno derramamento de sangue sob a pele) pode ocorrer em diversas situações, como por exemplo:
Após a coleta pressione o local com algodão por no mínimo 1 minuto. Não use bolsas nem faça força no braço puncionado por pelo menos 2 horas após a coleta.
Em caso de dúvidas contate nossa Central de Atendimento, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 18h, pelos telefones
(51) 3065-3888 ou (51) 98012-3559.
Nossa missão é cuidar de sua saúde, com a melhor experiência de atendimento e plena conformidade com a legislação vigente. Ao clicar em “Aceitar e Continuar” você concorda com a nossa Política de Privacidade para proteção de seus dados pessoais, e com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar sua navegação no site. Conheça nosso Portal de Privacidade .